4 Métodos para o controle de formigas em pastagem

4 Métodos para o controle de formigas em pastagem

Você sabia que nos meses mais secos a sua pastagem está mais sujeita ao ataque de formigas cortadeiras? Por este motivo, é essencial o controle de formigas em pastagem.

 

Por outro lado, nem todas as formigas causam danos. Ou seja, deve-se conhecer tanto os tipos de formigas que podem ser nocivas, quanto se o seu controle é de fato necessário.

 

Saiba mais sobre como fazer o controle de formigas em nosso post a seguir.

 

Conheça os principais tipos de formigas que podem causar danos às pastagens

 

As formigas cortadeiras são um dos mais importantes grupos de inseto que atacam pastagens. Isto ocorre porque elas podem atacar durante o ano todo, com alta severidade, em qualquer estágio de desenvolvimento do cultivo.

 

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, as formigas não se alimentam das folhas que cortam. Na realidade, elas se alimentam de fungos que elas mesmas cultivam no interior dos formigueiros. As formigas cultivam estes fungos usando folhas e outras partes das plantas, como se fossem verdadeiras fazendas subterrâneas.

 

No Brasil temos 2 grandes grupos de formigas cortadeiras: o gênero Atta, também conhecidas como Saúvas, e as do gênero Acromyrmex, conhecidas popularmente como Quenquéns.

 

Estes 2 grupos são bastante parecidos, porém uma característica peculiar pode ser usada para diferenciá-los: o número de espinhos nas costas do inseto.

 

As formigas cortadeiras do gênero Acromyrmex têm 4 ou 5 espinhos no dorso de suas costas, enquanto as formigas cortadeiras do gênero Atta têm apenas 3 espinhos.

 

Observe nas imagens abaixo:

(Desenho de uma formiga do gênero Acromyrmex (a) e Atta (b), destacando o número de espinhos no dorso do tórax.)

 

As diferenças entre as formigas cortadeiras vão além dos espinhos.

 

As formigas Quenquéns formam ninhos com aberturas cobertas por restos vegetais, chamados ninhos de cisco. Esta característica dificulta o controle de formigas em pasto, pois a entrada e a localização do formigueiro são difíceis de encontrar.

 

Já as formigas Saúvas formam ninhos com amontoados de terra, onde as entradas para o ninho são facilmente encontradas.

 

Monitore sua propriedade constantemente para fazer o controle de formigas em pastagem

 

Independentemente do tipo de formiga, os formigueiros podem chegar a ter centenas de câmaras onde vivem as formigas e é feito o cultivo dos fungos. Além disso, dependendo da espécie e da idade, um formigueiro pode chegar a ter de 3 a 8 milhões de indivíduos.

 

Por estas razões, o controle de formigas em pastagem pode ser muito difícil, mas necessário.

 

Como fazer um bom controle de formigas em pastagem

 

Para fazer um bom controle de formigas em pastagem forrageira, o primeiro passo é avaliar o nível de dano econômicoO pecuarista deve avaliar o custo para controlar os insetos e qual seria o tamanho do prejuízo caso ele não controle a praga. Se o custo para controle for menor do que as perdas de produção, é hora de escolher um método de controle.

 

Uma vez reconhecido o problema, é preciso tomar a decisão sobre o controle de formigas em pastagem e escolher o método mais adequado à sua situação:

 

1 Controle mecânico

Este método consiste na destruição direta do inseto ou em impedir que a praga acesse a planta.

Em pastagens, este controle de formigas pode ser feito escavando o formigueiro à procura da rainha. Ao eliminar a rainha, o formigueiro todo acaba morrendo.

Isto pode ser trabalhoso e é recomendado para formigueiros jovens, de até 4 meses de idade.

 

2 Controle cultural

Neste método de controle de formigas em pasto são usadas práticas culturais que prejudicam a praga.

Para o controle de formigueiros de até 4 meses, pode ser feita a aração e a gradagem da área. Assim como anteriormente, estas práticas matam a rainha do formigueiro.

 

3 Controle biológico

É o controle de formigas em pastagens baseado no uso de inimigos naturais.

 

Para controlar as formigas cortadeiras, é fundamental restringir a caça de animais. Os tatus são animais que se alimentam de formigueiros, enquanto as aves se alimentam das formigas nas épocas de revoada para a reprodução.

 

Também é importante manter a vegetação nativa próxima à pastagem, pois ela serve de abrigo a estes animais.

 

4 Controle químico

Consiste no uso de substâncias químicas para controlar a praga.

 

Os produtos devem ser seletivos contra as formigas, e sempre se deve rotacionar os diferentes princípios ativos. Para isto, existem diversos produtos no mercado. Os principais são as iscas formicidas, os termonebulizadores e o pó seco.

 

Outra estratégia para evitar dano econômico no estabelecimento de pastagem pelas formigas é o uso de sementes tratadas com inseticidas na implantação da pastagem. A SOESP Advanced conta com inseticida e reduz ataque de formigas na semente.

 

É importante notar que o controle químico só deve ser adotado em último caso, pois o uso de produtos para o controle de formigas requer recomendação técnica e aplicação cuidadosa.

 

Portanto, o controle de formigas em pastagem deve ser feito com atenção. Além de verificar se a espécie presente em sua propriedade é potencialmente nociva, o monitoramento constante da pastagem irá informar quanto ao tamanho dos danos ocasionados por esses insetos. Com essas informações, é possível a decisão quanto à necessidade do controle.

 

 


Deixe um comentário