Projetos bilionários poderão ajudar produtores de todo o Brasil a se tornarem mais sustentáveis e rentáveis

O projeto Sustainable Agriculture Finance Facility foi criado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e Associação Rede ILPF, com o objetivo de popularizar a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no Brasil – e foi escolhido, junto com mais um projeto, pelo Lab da ONG Climate Policy Initiative. Ambos serão desenvolvidos pelos próximos seis meses e os dois projetos pretendem destravar, no total, US$ 2 bilhões em financiamentos em até dez anos para projetos com critérios de sustentabilidade social e ambiental.

O cenário e a proposta

Atualmente a ILPF está aplicada em 16 milhões de hectares no país e a proposta é criar um mecanismo financeiro que esteja vinculado à atribuição de uma “nota” sustentável às propriedades interessadas no financiamento. O “rating” será calculado a partir de 120 indicadores socioambientais, agronômicos e econômicos e será usado para modelar as condições de financiamento, diz José Pugas, da Rede ILFP.

 

Monitoramento em tempo real das propriedades

A classificação das propriedades será atualizada constantemente, com base em satélites, inteligência artificial e blockchain.

A ideia, diz Pugas, é que o monitoramento em tempo real permita à rede oferecer assistência técnica imediata aos produtores candidatos ao financiamento para “corrigir” práticas e, assim, evitar perdas. O mapeamento ainda servirá de guia para uma assistência customizada, o que possibilitará a melhora da nota das propriedades.

Hoje o produtor não adota a integração por dificuldade de acesso ao crédito, à assistência técnica e ao mercado. A proposta é facilitar esses itens, conseguindo investimentos internacionais para que o dinheiro chegue ao produtor de forma mais eficiente”, afirma Renato Rodrigues, presidente da Rede ILPF e pesquisador da Embrapa. A meta, afirma ele, é levantar com investidores US$ 1 bilhão até 2030 para financiar os produtores brasileiros.

 

A SOESP é integrante da Rede ILPF

A SOESP acredita que produzir e preservar é possível e por isto, junto com a Rede ILPF, apoia dezenas de Unidades de Referência Tecnológica distribuídas em todos os biomas brasileiros e que envolvem a participação de mais de 20 Unidades de Pesquisa da Embrapa.

A valorização do homem, a sustentabilidade e a viabilidade econômica, são as propostas oferecidas pelo sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), além de garantir a qualidade ambiental pela produção sustentável, integrando e cultivando de forma consorciada, em sucessão ou rotacionada, sem a derrubada de florestas nativas e de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades.

 

Mais investimentos

O segundo instrumento eleito pelo Lab da ONG foi o Conexsus Impact Fund, criado pelo Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis, conheça mais aqui.

Para a seleção dos projetos, o Lab levou em conta o grau de inovação do instrumento financeiro, sua rápida viabilidade, o potencial de atração de interesse privado em escala para projetos de desenvolvimento sustentável, e a sustentabilidade financeira dos mecanismos, explica Barbara Buchner, diretora geral da Climate Policy Initiative. Também foi levada em conta como os projetos estão relacionados às metas nacionais acordadas pelo país no Acordo de Paris.

 

Fontes:

https://www.climatefinancelab.org/
Valor Econômico