Planejamento de plantio de forragens para atingir melhores resultados

Depois de um verão que trouxe ótimos resultados na pecuária nacional, chegou a hora do inverno mostrar para que veio. Além do frio intenso, geadas e chuvas menos regulares, esse período é considerado o mais propício para o pecuarista fazer o planejamento do plantio de forragens para o próximo ciclo.

 

A importância desse planejamento está intimamente relacionada às diversas tomadas de decisão dentro da atividade, tais como projeção de crescimento de área, da produtividade do rebanho e qual variedade de semente será utilizada.

 

Saiba por que esse é o momento ideal para fazer o planejamento.

 

Inverno: Momento ideal para o planejamento de plantio

 

Dentro do mundo de negócios há uma máxima que diz: “Sem planejamento, não há condição para o lucro”. No mundo pecuário, essa máxima também é verdadeira.

 

Mas qual a razão do planejamento de plantio ser indicado durante o inverno?

 

A razão é estratégica e tem relação com o período de plantio.

 

No Brasil central, o plantio de pastagens costuma se iniciar junto com as primeiras chuvas, em meados de agosto e início de setembro, indo até o mês de março. Vale lembrar que quanto antes ocorrer o plantio, melhor será a eficiência dessa etapa.

 

Por essa razão, para que tudo esteja alinhado, o ideal é tomar as decisões logo no início do inverno.

 

Compra de sementes: parte importante do planejamento

 

Uma eficiente formação de uma nova pastagem passa necessariamente por diversas etapas, uma das mais importantes é o momento da compra de sementes, visto que muitas são as variáveis a serem consideradas nesta importante etapa do planejamento.

 

A qualidade da semente forrageira a ser implantada é um fator determinante no resultado da formação da pastagem e consequentemente na produtividade do gado a ser manejado na área.

 

Além disso, a fertilidade do solo, umidade, clima e precipitação da região, topografia, tipo de animal (bovino, equino, caprino, ovino), tipo de produção (leite ou carne) e tipo de semeadura (a lanço ou em linhas) são fatores essenciais, pois também interferem na escolha do cultivar da forrageira para determinada área. O time de agrônomos da SOESP pode ajudar neste momento, para te auxiliar na escolha da melhor variedade em cada caso, entre em contato através deste link ou pelo telefone (18) 3902-9999.

 

 

Dicas para realizar um bom planejamento do plantio

 

  1. Faça sempre a amostragem seguida pela análise do solo
  2. Realize a gestão dos custos fixos e variáveis da atividade
  3. Avalie as condições a serem utilizadas no momento do plantio (equipamentos, mão de obra e investimentos)
  4. Esteja sempre atento à tendência de evolução dos preços de insumos e demais produtos necessários à atividade
  5. Escolha sementes certificadas, fiscalizadas, de qualidade e sempre de fornecedores idôneos e que estejam dentro dos padrões legais de pureza, viabilidade, entre outros.
  6. Analise as condições edafoclimáticas da área (clima local e propriedades químicas e físicas do solo)

 

Todas essas medidas e informações geradas serão essenciais para que o planejamento do plantio esteja bem-fundamentado e alinhado com os objetivos da atividade e anseios do pecuarista.

 

Por isso, realizar o planejamento já durante o período de inverno será fundamental e poderá trazer ótimos frutos para a sequência da atividade pecuária.

 

Quer saber mais sobre o planejamento do plantio? Continue acompanhando as nossas dicas!