O que eu ganho usando um pluviômetro na propriedade?

O pluviômetro é uma ferramenta essencial para agricultores e pecuaristas, porque possibilita a mensuração precisa das chuvas num determinado período. Estas informações são decisivas na hora de tomar decisões, por exemplo:

 

  • Qual a melhor época para o estabelecimento da pastagem.
  • Se é hora de adubar, ou aplicar herbicida.
  • O pluviômetro também ajuda a escolher quais cultivares são mais adaptadas ao regime de chuvas da região.
  • Prevê se existe a necessidade de irrigação.

 

Embora seu uso seja bem simples, existem recomendações para a instalação do pluviômetro.

 

Recomendações para a instalação do pluviômetro

 

1° passo: escolha um lugar aberto, longe de estruturas altas e obstáculos que possam interferir na medição, cobrindo a entrada da água, por exemplo: árvores, barracões, casa etc.

 

2° passo: utilize dois parafusos para fixar o pluviômetro em uma estaca ou um mourão a pelo menos 1,5 metro de altura, de uma forma prática para retirar e colocar novamente durante as leituras. É muito importante que o nível do pluviômetro esteja a pelo menos 10 cm em relação à estaca ou ao mourão em que foi fixado, para que os respingos da chuva ao bater na estrutura não interfiram no resultado. 

 

 

3° passo: crie uma rotina na propriedade, anote diariamente os dados de precipitação (mm) sempre no mesmo horário, preferencialmente nos primeiros horários da manhã.

 

Clique aqui e baixe um modelo de tabela do Excel ou utilize um aplicativo que permita armazenar os dados, como o Planilhas Google, que é gratuito: Download para iPhone, clique aqui. Download para Android, clique aqui.

 

Interpretando a quantidade de chuvas em mm. Qual a melhor época para o estabelecimento da pastagem?

 

Após uma safra coletando os dados das chuvas, você poderá prever com mais precisão quando as chuvas começam em sua fazenda.

 

Os dados do seu pluviômetro, somado às informações de canais do tempo (como o ClimaTempo que tem um boletim específico para o Agro) vão indicar quando a semeadura deve estar concluída, para que, quando as chuvas começarem, as sementes já estejam no solo.

 

É hora de adubar?

 

À medida que utilizamos a planilha e registramos os dados de precipitação ao longo do tempo, teremos então um histórico do acumulado de água dos últimos anos, meses ou dias da região.

Com base nessas informações, podemos identificar quais são os períodos mais propícios para iniciar o preparo do solo.

 

Como escolher as cultivares mais adaptadas ao regime de chuvas da minha fazenda?

 

Algumas cultivares são bastante exigentes quanto à disponibilidade de água, como  Mombaça e Tanzânia. Já outras cultivares possuem baixa exigência, como Andropogon e Decumbens.

 

Determinar quais destas cultivares serão mais adaptadas à sua fazenda dependerá (entre outros fatores) da precipitação média da sua região. Esta informação podemos obter por meio do uso contínuo do pluviômetro.

 

No site da Soesp, você encontra informações sobre a tolerância de cada cultivar. As que têm mais resistência à seca ou ao encharcamento, veja no fim da página. Clique aqui.

 

Com todas essas previsões, é mais fácil se planejar e obter um rendimento financeiro ainda maior em sua propriedade.