Semente forrageira: qual a melhor época para plantar?

Depois do último inverno, as chuvas regulares enfim estão chegando ao Brasil central. Para a produção pecuária, este é o momento mais propício para colocar em prática todo o planejamento destinado à formação de novas pastagens, isso porque essa é a melhor época para plantar sementes forrageiras na maior parte do  país.

 

As chuvas mais regulares (geralmente entre setembro e março) terão participação direta na germinação de sementes forrageiras, pois a água é o suprimento fundamental para o desenvolvimento e a formação de pastagens.

 

Mas para isso é fundamental que o produtor esteja com seu planejamento em dia para a chegada desse período; caso contrário, a produção forrageira pode ser afetada negativamente.

 

Saiba neste texto por que é fundamental utilizar as chuvas regulares como a melhor época para plantar. Conheça também as vantagens do plantio de sementes forrageiras neste período, além das possíveis desvantagens em períodos não chuvosos.

 

Por que o momento das chuvas é a melhor época para plantar?

 

Qualquer planta de interesse comercial, como as forrageiras, necessita de basicamente três elementos fundamentais para crescer e desenvolver-se: luz solar, nutrientes e água.

 

luz solar é ofertada naturalmente pelo ambiente. Os nutrientes podem vir do próprio solo – quando este é rico – ou ofertados pelos manejos da adubação, como calagem, fosfatagem, potassagem etc.

 

Por fim, temos a água. Esse é possivelmente o suprimento mais importante para o crescimento de qualquer planta forrageira.

 

Várias são as razões para que a melhor época para plantar seja essa.

 

A razão principal é a garantia de uma boa germinação da semente forrageira com rápida formação da pastagem, proporcionando a utilização mais rápida pelo gado.

 

Além disso, o plantio na época coincide com períodos onde a temperatura e a luminosidade são ideais para o correto desenvolvimento da forrageira.

 

Porém, é importante um eficiente planejamento para aproveitar a melhor época para plantar.

 

Esse planejamento se baseará na preparação do solo (análise e práticas corretivas), na escolha do manejo de plantio e, principalmente, na escolha da melhor semente forrageira destinada para cada região, necessidade e objetivo.

 

A escolha da melhor semente forrageira deve ser baseada nas suas principais qualidades, como valor cultural, nível de pureza e viabilidade.

 

Tais qualidades garantem que possíveis veranicos não afetem a eficiência do plantio. A semente forrageira ainda deve ser devidamente certificada e comprada sempre em uma empresa idônea.

 

Lembrando que, como dito, a melhor época para plantar é no início das chuvas, portanto a melhor época para comprar sementes também deve ser nesse período; caso contrário, pode haver atraso no plantio com possibilidade de menor sucesso na germinação, formação e produtividade da forrageira.

 

É possível plantar fora do período das chuvas?

 

A resposta é positiva; entretanto não é aconselhável, já que pode ser bastante ineficaz por diversos motivos — como atraso na análise ou preparação do solo, falta de capital ou a simples opção do produtor —, o plantio pode atrasar e ocorrer somente no fim da estação das chuvas; ou seja, em março, havendo um risco de faltar água para o pleno desenvolvimento e fechamento do pasto resultando em muitas plantas daninhas para controle e falhas no plantio.

 

Porém, essa medida pode ser perigosa. Isso porque, além da capacidade de germinação, a velocidade do estabelecimento da pastagem é um fator que depende diretamente das condições de clima e de solo.

 

Isso significa que plantios feitos em março têm mais chances de fracasso em virtude da diminuição da frequência de chuvas, coincidindo com a fase de estabelecimento das plântulas.

 

Há também aqueles produtores que resolvem ou precisam antecipar o plantio da semente forrageira sem esperar o início da estação das chuvas.

 

SOESP Advanced

 

As semente blindadas SOESP Advanced são excelentes também nestes casos.

 

A linha Advanced representam sementes forrageiras que proporcionam menor risco de perda por conta da absorção inteligente de água em seu tratamento.

 

Essa menor perda de sementes forrageiras se dá em razão da alta purezamaior plantabilidade e uniformidade, além da maior resistência ao estresse hídrico; ou seja, em situações com um período de estiagem (veranico), a semente só germinará quando houver quantidade suficiente de água para seu desenvolvimento.

 

Quer saber mais sobre a SOESP Advanced?