Como fazer um manejo de bovinos para obter resultados

O Brasil é mundialmente reconhecido por ter o maior rebanho comercial de bovinos do mundo. Temos mais de 200 milhões de cabeças que geram 400 bilhões de reais por ano. Entretanto, poderíamos ser ainda mais produtivos e lucrativos, mas ainda falhamos muito no manejo de bovinos nos currais, em trocas de piquetes, em confinamentos, etc.

 

Saiba então por que o manejo de bovinos é uma das partes mais importantes do dia a dia de qualquer fazenda que visa a máxima produtividade. Veja também algumas dicas que ajudam na melhora desse manejo.

 

Por que fazer um bom manejo de bovinos?

 

manejo de bovinos feito da forma errada dentro da fazenda traz várias consequências negativas. Além dos maus tratos (gerando estresse), falhas no manejo de boi podem trazer problemas produtivos, reprodutivos e, principalmente, econômicos.

 

Do ponto de vista produtivo, o estresse causado pelas falhas de manejo de bovinos pode reduzir em até 150 gramas o ganho de peso diário, além de aumentar o número de contusões e reduzir a qualidade da carne.

 

Já do ponto de vista reprodutivo, as falhas de manejo de bovinos podem diminuir a capacidade reprodutiva de fêmeas (aumento de abortos, baixos índices de prenhes, redução da taxa de concepção etc.).

 

Além disso, tanto as perdas produtivas quanto reprodutivas irão influenciar negativamente todos os índices zootécnicos da propriedade, que por sua vez afetarão os ganhos econômicos do setor.

 

Nos EUA, por exemplo, foram estimadas perdas de 520 milhões de dólares anuais devido a enfermidades relacionadas ao estresse do gado. E esse estresse é decorrente das falhas de manejo de bovinos.

 

Essas consequências nos mostram a importância de reduzir o estresse animal e priorizar um bom manejo de boi nas fazendas.

 

Mas como fazer isso? Adotar o manejo racional de bovinos será a melhor opção, como veremos a seguir.

 

Manejo racional de bovinos: a mudança de atitude é fundamental

 

O manejo racional é baseado nos princípios de comportamento dos animais, dos quais compreender  como eles se comportam será fundamental para garantir a segurança de pessoas e animais, maior eficiência dentro da fazenda e minimização do estresse do gado.

 

O resultado desse tipo de manejo de bovinos será a melhora — ou manutenção — dos índices zootécnicos dentro da fazenda, tanto na eficiência produtiva e reprodutiva quanto na eficiência econômica da atividade pecuária.

 

Porém, para que o manejo de bovinos dentro da fazenda seja o mais racional possível é importante que haja mudança na atitude das pessoas responsáveis pela lida diária do gado, e o treinamento da equipe de trabalho é fundamental.

 

Ao saber como o bovino se comporta, saberemos realizar um manejo mais eficaz — onde ao invés de obrigá-lo a fazer o que queremos, vamos deixar que ele faça o que queremos.

 

Quatro dicas fundamentais para um manejo de bovinos mais racional

 

1 – Faça mudanças devagar

 

Bovinos têm ótima memória, por isso a primeira experiência com novas instalações, pessoas e equipamentos deve ser a melhor possível para que não fiquem com “traumas”.

 

2 – Cuidados com a luminosidade

 

Bovinos têm baixa percepção de profundidade, além de hesitar diante de contrastes fortes de claro e escuro (cores, sombras e raios de sol). A dica aqui é bloquear fontes de luz excessivas.

 

3 – Evite ruídos altos

 

Ruídos desconhecidos costumam assustar os animais. Por isso devemos evitar  gritos, cachorros latindo, maquinários, evitando que os animais se assustem e fiquem nervosos.

 

4 – Atenção às instalações

 

É importante optar por instalações circulares — já que o gado possui o movimento natural de caminhar em círculos. Também é importante nunca isolar os animais, já que bovinos são animais sociais e o isolamento pode torná-los agressivos ou arredios.

 

Principais benefícios do manejo racional de bovinos

 

  • Gado menos estressado .
  • Maiores índices produtivos (qualidade da carne e ganho de peso).
  • Performance reprodutiva elevada.
  • Menor  custo de manutenção com a infraestrutura.
  • Melhor bem-estar dos animais e pessoas no momento da lida.

 

Para saber mais sobre os benefícios do manejo racional de bovinos, confira o vídeo abaixo:

 

 

Você sabe qual o pasto ideal para o seu boi? Então confira as melhores opções oferecidas pela Soesp, aqui.