Como escolher a melhor forrageira

Você sabe como atingir os melhores resultados e ter uma excelente produção em sua propriedade? A escolha da melhor forrageira para sua propriedade é um dos fatores mais importantes.

 

A semente para pastagem deve ser capaz de formar boa cobertura e ser adequada às características de solo e climas locais.

 

A forrageira escolhida também deve atender às necessidades da atividade agropecuária desenvolvida na fazenda, seja ela cria, recria, engorda, ensilagem, integração, entre outros.

 

Confira no post a seguir como escolher a melhor forrageira e aumentar seus resultados.

 

Verifique o tipo de solo e o clima para a escolha da forrageira que mais se adapta ao seu sistema

 

Um dos principais fatores da falta de sucesso na implantação de pastagens forrageiras é a escolha de espécies não adaptadas ao tipo de solo e do clima da área. Para isso, o produtor deve realizar uma análise de solo. Entre os dados a se prestar atenção estão o pH do solo e quantidade de nutrientes que possui.

 

É importante conhecer algumas características climáticas, tais como o regime de chuvas da região e temperaturas.

 

As forrageiras Panicum spp., são mais exigentes em fertilidade e em manejo, sendo mais indicadas para sistemas intensivos.

 

Já as forrageiras Brachiaria spp. são mais rústicas, podendo se adaptar em regiões mais secas ,  com solos mais pobres ou em áreas de maior declividade, por exemplo.

 

Conheça o histórico da área

 

Outro fator muito importante na escolha da espécie é o histórico da área onde a pastagem será implantada.

 

É fundamental observar se já ocorreram pragas (insetos) e doenças (fungos, vírus e bactérias) no local.

 

Pragas como cigarrinhas, formigas cortadeiras ou doenças como a Mancha de Bipolaris podem afetar significativamente na produção de biomassa. Neste caso, o produtor deve optar por espécies de pastagem que sejam resistentes ou mais tolerantes . As sementes SOESP Advanced são protegidas com fungicida e inseticida, portanto, inibem ataques de pragas nas sementes até sua germinação e são livres de doenças, como nematóides por exemplo.

 

Mapeie as atividades desenvolvidas na fazenda

 

A atividade desenvolvida atualmente pela fazenda também deve ser considerada no processo de escolha da espécie de semente para pastagem.

 

Em geral, as sementes forrageiras de Brachiaria são as mais utilizadas, tanto para a pecuária leiteira quanto para a de corte.

 

Em sistemas mais intensivos na produção de leite, as sementes de Mombaça (Panicum) e as sementes de BRS Zuri (Panicum) são altamente recomendadas, aliadas a uma boa adubação, manejo e balanceamento da nutrição animal, pois seu potencial de produção e acúmulo de proteína são maiores.

 

O produtor deve analisar qual o objetivo de sua produção e considerar cada fase da produção animal no momento da escolha da espécie da semente para pastagem.

 

Além disso, caso o produtor adote em sua propriedade os Sistemas de Integração Lavoura – Pecuária – Floresta (ILPF), as espécies de semente BRS Piatã, semente BRS Paiaguás e semente Brachiaria Ruziziensis são as mais indicadas, principalmente em consórcio milho – braquiária.

 

Em sistemas silvipastoris, estão sendo utilizadas cultivares diversas, pois é importante haver uma disposição correta das árvores para que entre luz suficiente no sistema e traga boas produtividades.

 

Em resumo, para escolher a melhor semente para pastagem, é importante conhecer:

 

  • As características de solo e do clima da fazenda
  • O histórico da área
  • As atividades desenvolvidas na fazenda/objetivo da plantação
  • Os processos desenvolvidos atualmente no local

 

A escolha da forrageira correta e adaptada às necessidades da sua propriedade, implementada através do uso de sementes de boa qualidade, irão proporcionar os melhores resultados! Confira em nosso site todas as cultivares que estão disponíveis com a blindagem SOESP Advanced e escolha a ideal para o seu sistema.