Notícias

Por: SOESP | 10/01/2018

[Informativo Técnico]: Regulagem de Maquinário para Plantio

Veja a melhor forma de regular suas plantadeiras no nosso guia!

Baixe este informativo em PDF com imagens clicando aqui!

A regulagem das semeadoras de acordo com a recomendação de cada material é muito importante para garantir um bom stand, aproximando-o de seu potencial produtivo. Depois de revisar e abastecer o compartimento de sementes, confira se não há vazamentos com a máquina estando desligada e ligada. A seguir veja como regular as máquinas para plantio a lanço (A) e a disco (B):

A. Regulagem de semeadora a lanço

Nas máquinas, como as Vicon por exemplo, há um batedor na saída, é importante retira-lo para não danificar as sementes. Na saída desses equipamentos há 3 furos, tape dois deles para deixar somente um furo livre.
Tanto na Vicon quanto na Ikeda, deixe o dosador próximo de zero para iniciar a regulagem.


A seguir, veja a metodologia de regulagem no plantio a lanço:

1. Determinar a área de trabalho
Para determinar a área de trabalho é necessário medir a distância que a semente foi lançada, descontamos 1m de cada lado para melhorar a precisão do cálculo e evitar falhas na cobertura.

Exemplo: Uma máquina jogou semente em 14m de largura e percorreu 50m linear, desses 14m tiramos um metro de cada lado, então temos 12m de largura em 50m linear:

12m x 50m = 600m²

2. Tirar o tempo
Posicionar a máquina na primeira estaca e andar na velocidade de trabalho que será utilizada no plantio até a próxima estaca, e com um cronometro em mãos tirar o tempo que a máquina leva para fazer esse percurso, neste exemplo deu 35 segundos.

3. Verificar a recomendação da semente
Vamos usar como exemplo a Marandu Advanced, a recomendação dela é 8kg/ha.
Então se em 10000m² caem 8000g, quantos gramas vamos ter em 600m²? Regra de três:

1000m² _______ 8000g

600m²   _______ X


X= 480g

Em 600m² deverá cair 480g.

4. Regulando a maquina
Marcando 35 segundos no cronometro que é o tempo que a máquina leva para percorrer os 50 metros, obstrua a caída com uma sacolinha ou lona para coletar a semente durante o percurso, esse processo geralmente é feito várias vezes abrindo e fechando a caída até chegar no peso de 480g e seu equipamento a lanço está pronto para começar a trabalhar.

B. Regulagem de semeadora a disco (fluxo continuo)

1. Calcular quantos gramas por metro linear
Primeiro temos que encontrar quantos metros lineares tem em 1 hectare. Para isso dividimos a área pelo espaçamento desejado. Neste exemplo, 0,35m de espaçamento entre linhas:

10.000m² / 0,35m = 28.571 metros lineares de sulco.

Em seguida, dividir o peso da semente por hectare pelo total de metros lineares, para ver a quantidade de sementes em gramas que vai ter em cada metro linear. Com a recomendação Marandu Advanced 8kg/ha:

 8000g / 28571m = 0,28 gramas por metro.

 

2. Regulagem da máquina por peso
Demarque uma distância média de 20 metros.

Abaixe a plataforma e bloqueie o fundo com plástico ou papel de forma que as sementes não passem. Faça isto com o cano de cada lado da plataforma, pois os lados vão trabalhar separadamente.

Percorra os 20m e no final faça a pesagem das sementes acumuladas nos canos obstruídos, lembrando que é preciso resultar 0,28 gramas por metro linear conforme calculado acima (multiplique pela distância, 20m neste caso, tem que dar 5,2g no cano obstruído de cada lado), assim que a pesagem das sementes acumuladas em cada cano resultar 5,2g no percurso, sua máquina está pronta para o plantio.


3. Regulagem da máquina por número de sementes por metro linear
Caso prefira regular por metro linear, basta calcular quantas sementes equivalem a 0,26g, neste caso o PMS (peso de mil sementes) da Marandu Advanced é de 17,4g.

Dica: É importante sempre confirmar o PMS de cada material pois existem variações.

Em seguida pegamos 17,4g que é o peso de 1000 sementes, e aplicamos na regra de três para calcular o peso equivalente:

17,4 _____ 1000

0,26 _____ X (regra de três)

No exemplo, X resulta em aproximadamente 15 sementes por metro linear. Veja no manual de regulagem da semeadora qual a relação correta para soltar esta quantidade de semente e utilize-a.


REFERÊNCIA: Molin,J.P. Regulagem de Semeadoras. ESALQ-USP, 2011.